terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Até que enfim!!

Rapaz, tava tentando atualizar esse blog há um tempão!! Mas chega de lamúrias!! De agora em diante toda semana adionarei material novo no blog, sem enrrolação.
Ainda percorrendo os sombrios abismos de minha memória virtual, mais um textinho "das antigas"...

Quando os heróis envelhecem

Como a finitude é cruel. Desejamos ser eternos, inacabáveis. Almejamos o sucesso infinito, o brilho nunca ofuscado. Envelhecer dói. A morte do velho companheiro, as lágrimas que escorrem sobre as já mofadas fotografias... O tempo é absoluto. Engole-nos feito um dragão.

Pior ainda é saber que seu herói envelheceu. Isso mesmo: heróis envelhecidos. Para qualquer criança, esta idéia pareceria loucura, devaneio:

- Heróis na envelhecem, diria uma delas em tom de revolta. Isso até a algum tempo, para mim, também era claro como a água. Porém, vi com esses olhos que, brevemente, a terra há de comer, uma figura tristonha, senil, cansada. Era ele. Carregava em uma das mãos a bengala e, na outra, o batido casaco. De início, não quis acreditar. Jurei que o que estava ali era apenas um senhor de idade, um simples mortal. Mas não era. Parou, lentamente se virou em minha direção e olhou-me fixamente. Aqueles olhos eram inconfundíveis. Não esbocei reação. Fiquei estático, apreensivo. Ele, com muita destreza, caminhou vagarosamente com auxílio de sua bengala até minha pessoa. Cansado, respirou um pouco e disse em voz muito baixa:

-Não está me reconhecendo?

-Claro! Claro que estou!

-E por que a surpresa?

-Não sei... Achei que... Você sabe... Ficar velho não fosse coisa de herói.

-Todos pensam isso. Não o culpo. Quem dera fosse verdade... Mas a realidade é dura. Dura e cruel. Sim, nós envelhecemos. Envelhecemos quando nos tornamos desnecessários. Quando a humanidade progride e esquece suas raízes, que somos nós, acabamos assim, meramente mortais.

-Mas e as crianças? Elas não procuram mais por vocês?

-Meu amigo, a quem interessa saber sobre velharias? Esses jovens não ligam mais para a fantasia, pois tudo hoje é desvendado. O mistério da vida teve fim.

-Sabe o que é o pior disso tudo?

-O que?

-Tenho que concordar com você...

-Vai ver que é por isso que você também envelheceu... Bem-vindo ao clube!

-Tem uma bengala dessa aí sobrando?

Nenhum comentário: